24 abril 2013

Conheça mais sobre o Strogonoff

E ai galera, tudo bom né?
Então, hoje eu vou falar sobre uma delícia que é muito presente na casa de pessoas no mundo inteiro, e com razão né? É uma dos meus pratos preferidos, assim como o de muitas pessoas que conheço. Sim, estamos falando do strogonoff, huumm, já deu até água na boca.

Mas assim como é um dos pratos mais conhecidos é também uma das histórias mais complicadas e cheias de versões. De todas as histórias que eu conheço e pesquisei, todas elas tem 2 coisas em comum que foi criada na Rússia, e que é feita de carne bovina. Bom, vou contar um resumo das histórias mais conhecidas.
A primeira história conta que tudo começou no século XVI por meio de alimentação dos soldados russos, os quais comiam rações de carne cortadas em um barril de sal grosso e aguardente, para preservar o alimento. Então “diz a lenda” que o cozinheiro do Czar russo Pedro, o Grande, criou uma receita de carne, creme azedo e especiarias para disfarçar o gosto forte da carne. O general que protegia o cozinheiro se chamava Strogonov, então ele colocou o nome em sua homenagem. Após a revolução de 1917 e a imigração dos russos pra Europa, a receita chegou a frança, onde foi refinada ainda mais e incorporado o champignon, e chegando a forma atual que conhecemos.
A Outra história mais famosa conta que uma família nobre do século XIV, da região de Novgorod perto de Saint Petersburg na Russia, a família Stróganov reuniam, todos os meses, famílias da vizinhança para festejarem. A baronesa Nikolie Stróganov certa noite, apresentou um prato de cebolas picadinhas, carne bovina e suína, cortadas em tirinhas, flambado à vodca, engrossado com polpa de tomates maduros e ligado com nata que era servido em cima de torradas de féculas de trigo e acompanhado com cogumelos silvestres.
Bom, não importa qual história é verdadeira, mas o Strogonoff ou Strogonofe é uma dos pratos mais famosos e deliciosos do mundo.
A receita original, ao contrário do que estamos acostumados é feita com o molho madeira que é originado de um cozido de carne, cebola, cenoura e algumas ervas, onde é retirado somente o caldo, engrossado e acrescentado vinho madeira, daí o nome. Apenas alguns restaurantes seguem essa receita, por ser demorada, e dar trabalho, então preferiram com o tempo usar o creme de leite, ou o molho bechamel(branco) e também começou a ser feito com frango e camarão.
A receita que eu deixarei pra vocês é uma receita particular minha de Strogonoff de frango e que foi aperfeiçoada com o tempo e com muitos testes, até que eu cheguei na minha versão final, que fica simples, prática e deliciosa. Espero que gostem.
Strogonoff de Frango
  • 50g de manteiga
  • 1 cebola media picadadinha
  • 1 colher de chá de açafrão ou colorau
  • 500 g de peito de frango em cubos
  • 1 caldo de frango
  • 3 colheres de molho de tomate
  • 1 copos de leite ou água
  • 2 Caixinhas de creme de leite
  • 1 colher de Maionese
  • 1 colher de farinha de trigo
  • Q.B de Sal
  • Q.B de pimenta do reino
(Foto da receita descrita)
Refogue a cebola bem picadinha até que ela fique esbranquiçada, acrescente o açafrão/colorau e então o frango e, frite bem, depois acrescente o caldo e Q.B de sal, e refogue até que o frango esteja bem fritinho.
Acrescente o molho de tomate misture bem, depois coloque o leite/agua e deixe cozinhar com a tampa fechada por aprox. 5 min.
Um uma vasilha, misture o creme de leite, a maionese e a farinha bate bem, para não ficar nenhum carocinho. Acrescente a mistura ao frango e espere ferver, o molho vai dar um uma leve engrossada, então finalize com a pimenta do reino.
Sirva com batata palha e um arroz branco.
Obs:

Tenha cuidado com a quantidade de sal, normalmente é só uma pitadinha, porque a maionese e o caldo já contem bastante sal.
Q.B. = Quanto baste.

Matéria publicada na minha coluna do Portal Vianópolis Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário