Olá leitores, espero que estejam gostando da minha coluna, e aprendendo direitinho sobre estas iguarias, e como não poderia me esquecer, hoje eu vou apresentar a história de um docinho tipicamente brasileiro, convidado indispensável de qualquer festa infantil, sim, estamos falando do brigadeiro.
Há jeitos e jeitos de se fazer um brigadeiro, e ele é tão comum nas nossas casas, que cada um já criou um jeito próprio e de seu gosto para preparar essa delicia. Há quem prefira mais doce, outros mais forte, industrializado, de colher, com queimadinhos no fundo da panela entre muitos outros tipos. Existem diversas brigadeirias no brasil, com os mais diversos sabores e tipos.
Sua história, assim como a maioria é cheia de versões, algumas delas dizem que ele nasceu no Rio Grande do Sul, onde era chamado de “negrinho”, onde é chamado assim até hoje, e que algumas mulheres que apoiavam a candidatura do brigadeiro Eduardo Gomes, vendiam os docinhos na rua, apelidando-os de brigadeiro para juntar fundos para sua campanha. Outros dizem que ele foi criado no rio de janeiro na década de 1940 durante uma festa de campanha do mesmo candidato, e que estava presente em todas as suas festas, onde os amigos convidavam outras pessoas para comer o “docinho do brigadeiro”.
E para que não sabe, brigadeiro também é um posto das forças armadas e forças de segurança de diversos países, que compete tradicionalmente ao comandode uma brigada, o nome foi criado em 1667 na frança, como “Brigadier”
Como 90% das pessoas sabem que o brigadeiro se faz com achocolatado, leite condensando e manteiga, vou deixar aqui algumas dicas do meu brigadeiro, que fica com um gosto aproximado de chocolate mais amargo, não sendo tão enjoativo e com textura menos puxenta, eu uso muito pra recheios e comer direto na panela.
Na minha receita de brigadeiro eu sempre coloco um gema ou 2 sem pele, ele dá uma textura incrível no brigadeiro, e se você acha que ele fica muito doce e enjoativo, tente fazer com chocolate em pó e coloque umas 4 colheres na receita, ele fica muuuito bom (basicamente eu uso: 1 lata de leite condensado, 2 gemas, ½ de manteiga e 4 colheres de chocolate em pó.)
Mistura com cuidado, e deixa ele soltar completamente do fundo da panela, ele fica ótimo pra comer quente. Agora se gostar de pedacinhos crocantes, faça ele no fogo bem alto, e misturando mais devagar, ele vai ficar cheio daqueles fundinhos da panela que são uma delícia. Outra coisa legal, e usar o brigadeiro para fazer palha italiana, que você pode conferir aqui.
Espero que tenham gostado, e até semana que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário